A história de um sobrevivente
- Paloma Mello
- 15 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
O cavaleiro das trevas nada mais é que um sobrevivente que sem superpoderes vive em busca de justiça lutando contra os seus próprios medos
Um jovem herdeiro de uma família bilionária assiste o assassinato de seus pais em um beco escuro, logo após uma noite no teatro. Este jovem é Bruce, que por nós é mais conhecido como Bruce Wayne ou por seu álter ego Batman. A história do herói se inicia após o assassinato de seus pais, o pequeno Bruce se sente culpado, e isso o assombra onde quer que vá.
Por sede de vingança, justiça, medo, digerir e lidar com seus medos, Bruce decide tornar-se o homem morcego. Diferente dos outros super-heróis, o personagem não tem superpoderes, porém conta com habilidades extraordinárias que o diferencia de um homem comum. Batman – ou Bruce – segue uma conduta também diferente dos outros super-heróis, lidando com muitos vilões que tem problemas psicológicos, sua regra é clara “O que me diferencia deles é que eu não mato ninguém, e se cruzar esta linha, me tornarei um deles”. A dor que causa a seus inimigos é física, psicológica, mas ele nunca atravessa essa linha.
O símbolo para representar o personagem é um morcego, um dos maiores medos de Bruce na sua infância. O morcego retrata o medo, a ilusão e o lado sombrio do personagem. Ele decide então usar o seu próprio medo para assustar os outros.
A popularização do personagem se deu por volta da década de 60 com a série televisiva “Batman & Robin”. Desde então o personagem cresceu no meio televisivo, cinema, games e quadrinhos. É um dos personagens mais bem trabalhados da DC Comics, junto com Super Man – ou Super Homem -. A linhagem de suas variadas interpretações vem do cômico até o sombrio (dias atuais). O personagem sofreu alterações em seu uniforme, personalidade e combate ao crime. Cada autor reconstruiu o personagem usando como critério o seu público alvo, sendo o personagem um herói desde 1939.
Anos e anos após acertos e fracassos no mundo cinematográfico, o herói ganhou um novo autor, um homem com a visão que outros não tiveram, este homem foi Christopher Nolan, o autor sentiu a necessidade de um novo modelo para o personagem e para isso decidiu explorar o seu lado sombrio e com isso levou a criação da trilogia “O Cavaleiro das Trevas”. O autor consagrou o herói reinventado nos cinemas.
Inabalável e incontestável Batman é e sempre será um grande herói. Ele é símbolo do surgimento de uma nova esperança, símbolo para aqueles que não tem superpoderes acreditarem que não é de superpoderes que um herói é feito, é encarar os seus limites, agir por contra própria, é usar o medo como arma para manter forte. Bruce Wayne mostra o poder que uma infância ruim pode ter sobre você.
Comments